União Europeia poderá ajudar São Tomé e Príncipe a alcançar acordo com FMI

Compartilhar

São Tomé, 15 Mai 2024 (STP-Press) – A União Europeia (UE) poderá ajudar São Tomé e Príncipe a estabelecer um novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), de acordo com declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Gareth Guadalupe, e da embaixadora da União Europeia para STP, Gabão e CEEAC, Cécile Abadie.

Os dois responsáveis partilharam essa opinião, no final do “diálogo político” entre São Tomé e Príncipe e a União Europeia, presidido pelo primeiro-ministro, Patrice Trovoada, em que foi abordada uma série de assuntos de cooperação bilateral, nomeadamente, a situação sócioeconómica, política nacional, regional, o recente acordo militar com a Rússia, entre outros.

No final do encontro, o ministro Gareth Guadalupe informou a imprensa que “este diálogo político tinha vários pontos de discussões e versava sobre várias matérias a nível da política nacional, política externa e mesmo também a nível da CEEAC”.

A embaixadora Cécile Abadie, também em declarações a imprensa, disse que “foi efectivamente uma reunião muito longa, tivemos vários pontos de discussão, situação politica, situação económica, questões de cooperação bilateral, bem como a situação regional e a questão de cooperação multilateral”.

A diplomata europeia sublinhou que “não é necessariamente o objectivo deste diálogo sair com acordo ou com actividades específicas definidas, mas sim trocar informações e ter um diálogo permanente para uma compressão mutua”.

O ministro dos negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades disse também que o governo aproveitou o encontro para abordar e fazer o ponto da situação das negociações com o FMI, tendo referido que neste momento o país ainda não tem um programa com o FMI, e que a União Europeia “como um parceiro importante na esfera mundial, pode sensibilizar a organização, relativamente a aquilo que são as nossas preocupações”.

O chefe da diplomacia são-tomense acrescentou que a União Europeia está sensível em continuar a sensibilizar o FMI, porque “perceberam perfeitamente” qual é o bloqueio, que neste momento “tem a ver com a importação de combustíveis fosseis”.

Cécile Abadie confirmou que a União Europeia tem encontros regulares com o FMI, e com certeza vai encorajar a organização, da mesma maneira que encoraja o governo a tem um diálogo permanente.

“A União Europeia vai continuar a fazer isso, … criar condições para fomentar esse diálogo”, disse a embaixadora.

Sobre a política nacional, o ministro Gareth Guadalupe afirmou que “pusemos muita enfase na questão que tem a ver com as energias renováveis, que é algo que para nós não é um aspecto apenas ambiental”, sublinhando que “satisfazendo os aspectos ambientais também resolvemos as questões económicas”.

“Nós sabemos que a energia é a base para desenvolvimento de qualquer país”, acrescentou o ministro.

Quanto ao acordo militar com a Rússia, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades anunciou que “tranquilizamos a União Europeia, que é um acordo como qualquer outro, sem tocar no aspecto da soberania, porque São Tomé e Príncipe como qualquer outro Estado é um Estado soberano”.

“Não obstante nós termos assinado este acordo de cooperação com a Rússia continuamos a dizer que condenamos a invasão da Rússia à Ucrânia”, repetiu várias vezes o chefe da diplomacia são-tomense.

A embaixadora da União Europeia disse ter gostado da frontalidade com que o assunto foi abordado neste “diálogo político”, assegurando a continuidade de apoio da UE ao Estado são-tomense, particularmente, no apoio orçamental, transição verde, transparência governamental, incluindo as eleições e outros projectos.

Fim/RN

 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Sympathises with Victims of Yola Flood Disaster, Niger Boat Mishap

  President Bola Ahmed Tinubu extends his heartfelt sympathies to...

AT UN Summit Stocktake, Nigeria, Others Demand Collective Action Against Food Insecurity

  *Nigeria now deploying modern technology to enhance agricultural production...

President Tinubu Rejoices with Lagos Top Politician, Senator Obanikoro, on his 65th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Senator Musiliu Obanikoro, an influential...

Nigeria, Consortium Set To Sign MoU On Green Legacy Programme

  *OSC to build South-South technology centre in Africa as...

President Tinubu Confers National Honour on WAFCON-Winning Super Falcons, Cash Rewards, Housing

  President Bola Tinubu has conferred national honours on all...
- Advertisement -spot_img