São-Tomé, 22 Set. 2025 ( STP-Press ) – “Vamos ter energia estabilizada como tínhamos anteriormente”- garantiu o Primeiro-ministro, Américo Ramos que sexta-feira anunciou a breve normalização energética do País com a chegada de três grupos de geradores com capacidade de quatro megawatts para colmatar o défice deixado pela Tesla STP.
“ Vamos fornecer quatro megawatts sem ter que pagar os 510 mil euros mensais que pagávamos ao Teslas” – disse Américo Ramos sublinhando que “ essa emergência foi necessária, o governo teve de contactar parceiros, pedir ajuda para que nós conseguíssemos repor o défice causado pela saída da Tesla na rede”.
Américo Ramos explicou que “o governo fez todos os esforços que pôde. Trabalhou arduamente com parceiros para encontrar uma solução, eis que há dois ou três dias, chegou ao país três grupos de geradores com capacidade de aproximadamente de quatro megawatts para suprir o défice do fornecimento da energia à população”.
Em finais de agosto último, o governo através da EMAE anunciou a retoma de racionalização no fornecimento de energia na sequência da decisão da empresa turca, Tesla STP de suspender o contrato de produção de eletricidade ao país.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe